REABILITAÇÃO ORAL

A grande finalidade da reabilitação oral é reestabelecer: Função (mastigação), estética (beleza), saúde (remover infeções). Uma dentição completa e bem articulada evita problemas na mandíbula e no maxilar, que podem se desenvolver em problemas maiores e mais complexos no futuro.

A reabilitação oral envolve um planejamento complexo do caso, normalmente envolvendo múltiplas especialidades como endodontia (canal), periodontia (gengiva), implantologia(implantes), prótese dentária, dentística (restaurações), estética.
Para realizar esse procedimento o primeiro passo é agendar uma avaliação  e realizar um raio-X panorâmico e avaliar o estado da boca e dos dentes. Em seguida, um molde de gesso é feito para que a arcada dentária seja colocada em um articulador, que vai reproduzir os movimentos naturais durante a mastigação.

A partir dessa avaliação, o médico dentista vai determinar o que precisa ser feito, implante dentário, prótese fixa, prótese removível ou prótese total removível ou implanto suportada. O processo procura reconstituir a engrenagem anatômica dos dentes, a partir dos movimentos de mastigação para criar uma estética nos dentes, com um sorriso bonito.